Análise de ambientes educacionais digitais a partir da Teoria da Ação Comunicativa
Palavras-chave:
Mudar, ação comunicativa, Sistema, aprendizado ativo, TecnologiaResumo
Neste ensaio, realizo uma análise dos ambientes educacionais digitais, a partir da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas, que por sua extensão e complexidade é um objetivo bastante ambicioso. Não é fácil explicar uma obra que é produto de mais de 20 anos de análise e reflexão sobre a sociedade, estruturada em dois níveis: o sistema e o mundo da vida. Nesse contexto, tento explicar os fenômenos educacionais mais a partir de uma teoria da comunicação lingüística do que a partir de uma teoria da consciência. Por outro lado, analiso crítica e contextualmente a educação superior chilena durante os processos de mudança.
Referências
Echeverría, R. (2003). Ontología del lenguaje. Comunicaciones Noreste, Ltda.
Gellerstedt, M., Babaheidari, S. M. y Svensson, L. (2018). A first step towards a model for teachers' adoption of ICT pedagogy in schools. Heliyon, 4(9), 1-17. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2405844018317304
Habermas, J. (1981). Teoría de la acción comunicativa II. Crítica de la razón funcionalista. Taurus, Alfaguara, S.A.
Habermas, J. (1984). Teoría de la acción comunicativa: Complementos y estudios previos. Cátedra.
Lolas, F. (2006). Ética e innovación tecnológica. Santiago de Chile: CIEB, Universidad de Chile.
Maturana, H. (1990). Ontology of observing. The biological foundations of self consciousness and the physical domain of existence. In: Beobacheter: Konvergeng der Er kenntnistheorien? NiklasLuhmann (ed.) Wilhem Fink Verlag, Munchen.
Orhan-Karsak, H. G. (2017). Reflections of the Changing Education System According to the Views of School Managers: Turkey Sample. Universal Journal of Educational Research 5(8), 1308-1322. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1150906.pdf
Senge, P. (2000). La danza del cambio. Los retos de sostener el impulso en organizaciones abiertas al aprendizaje. Editorial Norma, S.A.
Tully, J. (2005). Communication Networks, Hegemony, and Communicative Action. Webpapers on Constitutionalism & Governancebeyond the State, 3. https://rediie.cl/wp-content/uploads/Communication_Networks_Hegemony_and_Communicative.pdf
Vera, F. (2009). Análisis de los contextos mediatizados Desde la teoría de la acción comunicativa. Nodo Educativo, UTEMVirtual. https://www.utemvirtual.cl/nodoeducativo/wp-content/uploads/2009/03/fvera_3.pdf
Vera, F. (2014). Impacto de la multimodalidad en la comprensión lectora de textos narrativos en inglés como lengua extranjera(l2) en estudiantes universitarios. Contextos Educativos, 18, 25-41. https://publicaciones.unirioja.es/ojs/index.php/contextos/article/view/2608/2561
Vera, F. (2017). Cambio paradigmático: Un análisis crítico de la sostenibilización curricular en la educación superior chilena. Revista Akadèmeia, 16(1), 40-72. https://revistas.ugm.cl/index.php/rakad/article/view/146/147
Vera, F. (2022a). Implementación de metodologías activas en la educación superior mexicana: Análisis desde la perspectiva docente. Revista Transformar, 3(3), 47–59. https://revistatransformar.cl/index.php/transformar/article/view/66
Vera, F. (2022b). Vera, F. (2022). La perspectiva de docentes sobre la infusión de la sostenibilidad en el currículo de la educación superior. Revista Transformar, 3(2), 17–37. https://revistatransformar.cl/index.php/transformar/article/view/57
Vera, F. y García-Martínez, S. (2022). Creencias y prácticas de docentes universitarios respecto a la integración de tecnología digital para el desarrollo de competencias genéricas. Revista Colombiana de Educación, 1(84), 1-16. https://doi.org/10.17227/rce.num84-11582