Análise de ambientes educacionais digitais a partir da Teoria da Ação Comunicativa

Autores

Palavras-chave:

Mudar, ação comunicativa, Sistema, aprendizado ativo, Tecnologia

Resumo

Neste ensaio, realizo uma análise dos ambientes educacionais digitais, a partir da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas, que por sua extensão e complexidade é um objetivo bastante ambicioso. Não é fácil explicar uma obra que é produto de mais de 20 anos de análise e reflexão sobre a sociedade, estruturada em dois níveis: o sistema e o mundo da vida. Nesse contexto, tento explicar os fenômenos educacionais mais a partir de uma teoria da comunicação lingüística do que a partir de uma teoria da consciência. Por outro lado, analiso crítica e contextualmente a educação superior chilena durante os processos de mudança.

Referências

Echeverría, R. (2003). Ontología del lenguaje. Comunicaciones Noreste, Ltda.

Gellerstedt, M., Babaheidari, S. M. y Svensson, L. (2018). A first step towards a model for teachers' adoption of ICT pedagogy in schools. Heliyon, 4(9), 1-17. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2405844018317304

Habermas, J. (1981). Teoría de la acción comunicativa II. Crítica de la razón funcionalista. Taurus, Alfaguara, S.A.

Habermas, J. (1984). Teoría de la acción comunicativa: Complementos y estudios previos. Cátedra.

Lolas, F. (2006). Ética e innovación tecnológica. Santiago de Chile: CIEB, Universidad de Chile.

Maturana, H. (1990). Ontology of observing. The biological foundations of self consciousness and the physical domain of existence. In: Beobacheter: Konvergeng der Er kenntnistheorien? NiklasLuhmann (ed.) Wilhem Fink Verlag, Munchen.

Orhan-Karsak, H. G. (2017). Reflections of the Changing Education System According to the Views of School Managers: Turkey Sample. Universal Journal of Educational Research 5(8), 1308-1322. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1150906.pdf

Senge, P. (2000). La danza del cambio. Los retos de sostener el impulso en organizaciones abiertas al aprendizaje. Editorial Norma, S.A.

Tully, J. (2005). Communication Networks, Hegemony, and Communicative Action. Webpapers on Constitutionalism & Governancebeyond the State, 3. https://rediie.cl/wp-content/uploads/Communication_Networks_Hegemony_and_Communicative.pdf

Vera, F. (2009). Análisis de los contextos mediatizados Desde la teoría de la acción comunicativa. Nodo Educativo, UTEMVirtual. https://www.utemvirtual.cl/nodoeducativo/wp-content/uploads/2009/03/fvera_3.pdf

Vera, F. (2014). Impacto de la multimodalidad en la comprensión lectora de textos narrativos en inglés como lengua extranjera(l2) en estudiantes universitarios. Contextos Educativos, 18, 25-41. https://publicaciones.unirioja.es/ojs/index.php/contextos/article/view/2608/2561

Vera, F. (2017). Cambio paradigmático: Un análisis crítico de la sostenibilización curricular en la educación superior chilena. Revista Akadèmeia, 16(1), 40-72. https://revistas.ugm.cl/index.php/rakad/article/view/146/147

Vera, F. (2022a). Implementación de metodologías activas en la educación superior mexicana: Análisis desde la perspectiva docente. Revista Transformar, 3(3), 47–59. https://revistatransformar.cl/index.php/transformar/article/view/66

Vera, F. (2022b). Vera, F. (2022). La perspectiva de docentes sobre la infusión de la sostenibilidad en el currículo de la educación superior. Revista Transformar, 3(2), 17–37. https://revistatransformar.cl/index.php/transformar/article/view/57

Vera, F. y García-Martínez, S. (2022). Creencias y prácticas de docentes universitarios respecto a la integración de tecnología digital para el desarrollo de competencias genéricas. Revista Colombiana de Educación, 1(84), 1-16. https://doi.org/10.17227/rce.num84-11582

Publicado

2023-02-06

Como Citar

Vera, F. (2023). Análise de ambientes educacionais digitais a partir da Teoria da Ação Comunicativa. Transformar, 3(4). Recuperado de https://revistatransformar.cl/index.php/transformar/article/view/74

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>