A integração do quadro branco interativo na sala de aula de música elementar para mudança metodológica. Estudo de caso na província de Segóvia
Palavras-chave:
Behaviorismo, Construtivismo social, Educação musical, Tecnologia, Quadro digital interativoResumo
A sociedade tecnológica em que vivemos exige a adaptação dos diversos setores que a influenciam. Vamos nos concentrar no setor de educação e, especificamente, em como o quadro interativo, usado como a principal ferramenta técnico-educacional, pode facilitar a mudança para o construtivismo dentro da sala de aula de música elementar. A formação em literacia múltipla e o domínio pedagógico e metodológico da ferramenta serão a chave para poder passar do behaviorismo ao construtivismo na sala de aula de música. A pesquisa foi realizada através de uma metodologia qualitativa, estudo de caso, tendo como principal informante um professor especialista em música de um centro rural da província de Segóvia.
Referências
Arnal, J., Rincón, D. y Latorre, A. (1994). Investigación educativa. Fundamentos y metodología. Barcelona: Labor.
Gutiérrez, A. (2003). Alfabetización digital. Algo más que ratones y teclas. Barcelona: Gedisa.
Marrero, J.J. (2011). Las tecnologías de la información y de la comunicación en los centros educativos para mejorar la comunicación y promover aprendizajes excelentes. En Aparici, R; García, A.; Gutiérrez, A. (Coords.) Educación Mediática & competencia digi-tal. La cultura de la participación. Segovia: E.U. de Magisterio de Segovia (UVA).
Monreal, I. (2012). El papel de la PDI para el cambio en el paradigma educativo. En Alonso, C. y Gallego, D. (Coords.) XVII Congreso Internacional de Tecnologías para la Educación y el Conocimiento: Tecnologías emergentes. UNED: Madrid.
Ovelar, R., Benito, M. y Romo, J. (2009). Nativos musicales y aprendizaje. Icono 14. 12.
Oblinger, D. y Oblinger, J. (Eds). (2005). Educating the Net Generation. Educause.
Pablos, J. (2009). Tecnología educativa. La formación de profesorado en la era de Internet. Má-laga: Aljibe.
Prensky, M. (2001). Digital natives, digital inmigrants. MCB University Press. 9 (5).






